Código de Ética

Nossos princípios

O respeito à vida e aos seres humanos, a integridade, a verdade, a honestidade, a justiça, a equidade, a lealdade organizacional, a responsabilidade, o zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade e a coerência entre o discurso e a prática são nossos princípios éticos. Assim como, manifestar no respeito às diferenças e diversidades de condição étnica, religiosa, social, cultural, linguística, política, estética, etária, física, mental e psíquica, de gênero, de orientação sexual, de identidade de gênero e outras.

O respeito à vida em todas as suas formas, manifestações e situações é o princípio ético fundamental e norteia o cuidado com a qualidade de vida, a saúde, o meio ambiente e a segurança na Salvage e em seus clientes e parceiros. 

A transparência se manifesta como respeito a todas as partes interessadas e se realiza de modo compatível com os direitos de privacidade pessoal e com as políticas de segurança da informação aplicáveis. 

A legalidade e a impessoalidade são princípios constitucionais que preservam a ordem jurídica e determinam a distinção entre interesses pessoais e profissionais dos setores da Salvage.

A Salvage compromete-se com o respeito e a valorização das pessoas em sua diversidade e dignidade, em relações de trabalho justas, numa ambiência saudável, com confiança mútua, cooperação e solidariedade. 

A Salvage atua proativamente em busca de níveis crescentes de competitividade, excelência e rentabilidade, com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil e dos países onde atua. 

A Salvage busca a excelência em qualidade, segurança, meio ambiente, saúde e recursos humanos, e para isso poderá contribuir sempre com a educação, capacitação e comprometimento dos empregados.

A Salvage reconhece e respeita as particularidades legais, sociais e culturais dos diversos ambientes, regiões e países em que atua, adotando sempre o critério de máxima realização dos direitos, cumprimento da lei, das normas e dos procedimentos internos.

Nossos Compromissos

No exercício da Governança Corporativa, nos comprometemos a: 

  • Zelar para que todos os clientes, para que sejam tratados de forma equitativa; 
  • Conduzir os negócios com transparência e integridade, cultivando a credibilidade junto a seus clientes, empregados, fornecedores, poder público, parceiros de negócios, imprensa, comunidades onde atua e sociedade em geral, buscando maximizar crescimento e rentabilidade com responsabilidade social e ambiental; 
  • Estimular todas as partes interessadas, internas e externas, a disseminarem os princípios éticos e os compromissos de conduta expressos neste Código de Ética, como apropriado; 
  • Manter uma relação com seus concorrentes fundada nos princípios da honestidade e respeito;
  • Promover negociações honestas e justas, sem auferir vantagens indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada e outros artifícios dessa natureza;

Na relação com seus empregados, nos comprometemos a:

    • Promover condições de trabalho que propiciem o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os empregados; 
    • Garantir segurança e saúde no trabalho, disponibilizando para isso todas as condições e recursos necessários; 
    • Estar abertos a escuta para acolher e processar sugestões, visando melhorias dos processos internos de gestão; 
    • Assegurar a disponibilidade e transparência das informações que afetam os seus empregados, preservando os direitos de privacidade no manejo de informações de saúde, funcionais e pessoais a eles pertinentes;
    • Reconhecer o direito, respeitar e valorizar sua participação em sindicatos e não praticar qualquer tipo de discriminação negativa com relação a seus empregados sindicalizados; 
    • Assegurar o direito de recusa de seus empregados, aceitando a suspensão de suas atividades, após terem tomado as medidas corretivas e comunicado o fato imediatamente ao seu superior hierárquico, caso haja situação de risco grave e iminente à vida ou à integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho;
    • Respeitar e promover a diversidade e combater todas as formas de preconceito e discriminação;
    • Promover a igualdade de oportunidades para todos os empregados, em todas as políticas, práticas e procedimentos, zelando pela continuidade de processos e atividades;
    • Assegurar os direitos trabalhistas e sociais.

Nas relações com cliente, os seus empregados comprometem-se a:

  • Cumprir com o máximo empenho, qualidade técnica e assiduidade as obrigações de seu contrato de trabalho, aproveitar as oportunidades de capacitação permanente, avaliar sistematicamente e aprender com os erros e acertos seus ou de outros; 
  • Agir de forma honesta, justa, digna, cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com as quais se relacionam, internamente e externamente, respeitando quaisquer diferenças individuais;
  • Utilizar adequadamente os canais de comunicação para manifestar opiniões, sugestões, reclamações e críticas, engajando-se na melhoria contínua dos processos e procedimentos da Salvage; 
  • Não se envolver em qualquer atividade que seja conflitante com os interesses da Salvage e comunicar a Direção qualquer situação que configure aparente ou potencial conflito de interesses; 
  • Guardar sigilo das informações estratégicas e das relativas a atos ou fatos relevantes ainda não divulgados ao mercado, às quais tenham tido acesso, bem como zelar para que outros também o façam, exceto quando autorizados ou exigido por lei; 
  • Assegurar o uso adequado do patrimônio material e imaterial da Salvage e de seus clientes atendendo ao seu legítimo propósito, inclusive para preservar a imagem e reputação das empresas que o compõem e não o utilizar para obter qualquer tipo de vantagem pessoal;
  • Não solicitar, obter ou receber, para si ou para terceiros, nem prometer, oferecer ou dar vantagens indevidas decorrentes de função ou cargo que ocupam na Salvage; 
  • Não praticar nem se submeter a atos de preconceito, discriminação, ameaça, chantagem, falso testemunho, assédio moral, assédio sexual ou qualquer outro ato contrário aos princípios e compromissos deste Código de Ética, e denunciar imediatamente os transgressores; 
  • Respeitar a propriedade intelectual e reconhecer os méritos relativos aos trabalhos desenvolvidos por colegas, independentemente de sua posição hierárquica; 
  • Cultivar uma aparência pessoal e vestuário compatíveis com o ambiente institucional e cultural em que atuam.

Agosto/2021 Rev.00