Operações Marítimas

Salvage Master

Salvage Master – (Coordenador das Operações de Salvamento ou Capitão de Salvamento). Responsável pelo salvamento de navio, suas cargas e às vezes da tripulação que estiver em perigo no mar, elaborando planos de salvamento e coordenando as ações de salvamento.

A Salvage possui experiência e pessoal qualificado somos uma empresa credenciada pela Autoridade Marítima (Capitania dos Portos) para realizar a atividade de assistência em salvamento de embarcações, coisa ou bem, em perigo no mar.

Mooring Master

O Mooring Master (mestre de amarração) assume total autoridade para operações de fundeio, atracação, amarração e desatracação. Ele é responsável pela prontidão e manutenção geral do sistema de mangueiras flutuantes de descarga e do sistema de cabos. Ele é responsável por treinar a equipe em operações de descarga quando necessário.

A Salvage possui profissionais experientes como Mooring Master para auxiliar as manobras de fundeio de plataformas, amarração, atracação e desatracação em terminais, operações Ship-to-Ship e outras.

TowMaster

Um  Towmaster é um profissional com amplo conhecimento e habilidades como capitão em  reboques de grandes embarcações, tais como Plataformas de Petróleo (Semissubmersíveis, FPSO, FSO), Navios de carga  e embarcações de projeto. 

A Salvage possui profissionais experientes como TowMaster para coordenar as operações de reboque envolvendo Plataformas de Petróleo (Semissubmersíveis, FPSO, FSO), Navios de carga e embarcações de projeto.

Agente de manobra e docagem

Os Agentes de Manobra e Docagem executam manobras de navios em diques, estaleiros e carreiras.

A Salvage possui profissionais experientes como Agentes de Manobra e Docagem  para auxiliar nas manobras de navios em diques e estaleiros.

Planejamento e corte de embarcações (desmantelamento)

O desmonte de embarcações consiste no processo de desmantelamento com o objetivo de reaproveitar seus equipamentos e componentes.

A Salvage realiza as vistorias, coleta de informações e preparação da embarcação para o processo de corte das estruturas. Acompanhamos a execução de desmonte da embarcação propriamente dita, através da separação dos seus elementos e estruturas. E coordenamos toda à segregação dos materiais,

Comissionamento e Descomissionamento de Embarcações

O Comissionamento é o processo para assegurar que uma embarcação esteja  projetada, instalada, testada, operada e mantida de acordo com as necessidades e requisitos operacionais .

O Descomissionamento é um termo geral para um processo formal para remover algo de um status ativo. Sobre embarcações é retira-la de operação, com sua desconexão, remoção de material comum, material contaminante (amianto “asbestos”, substâncias liquidas contaminantes, resíduos óleos entre outros com potencial de impacto ao meio ambiente) e sua disposição final.

A Salvage planeja, coordena e acompanha os processos de comissionamento e descomissionamento de embarcações. Nosso pessoal técnico possui grande experiência nos requisitos necessários para comissionar e descomissionar embarcações de qualquer tipo (FPSO, FSO, Semissubmersíveis, navios de carga, etc).

Plano de Movimentação de Carga

Plano de movimentação de carga (Plano de Rigging): Consiste no planejamento formalizado de uma movimentação com guindaste móvel ou fixo, visando à otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros) para se evitar acidentes e perdas de tempo. Ele indica, por meio do estudo da carga a ser içada, das máquinas disponíveis, dos acessórios, condições do solo e ação do vento, quais as melhores soluções para fazer um içamento seguro e eficiente.

A Salvage possui profissionais experientes no desenvolvimento de Plano de movimentação de carga (Plano de Rigging) e sua execução.

Plano de Reboque

É um Plano que descreve os meios, materiais, ações e precauções necessárias para realizar com segurança o reboque de uma embarcação. Normalmente tem como base alguma regra ou procedimento técnico. É um documento que em seu corpo descreve todo o planejamento da manobra, rebocadores que serão utilizados, cabos, acessórios, rotas seguras etc. Memórias de cálculo são desenvolvidas com base em dados das embarcações, clima e estado do mar que o reboque pode vir a enfrentar.

A Salvage desenvolve plano de reboque para embarcações e possui grande experiência no desenvolvimento de plano de reboque para plataformas de petróleo e navios de carga.

Plano de Fundeio

É um Plano que descreve o procedimento para o fundeio (ancoragem) de uma embarcação. Normalmente tem como base alguma regra ou procedimento técnico. É um documento que em seu corpo descreve todo o planejamento da manobra, pessoal, embarcações que serão utilizadas, cabos, acessórios, coordenadas da área de fundeio. Memórias de cálculo são desenvolvidas com base em dados da embarcação, clima e estado do mar no local de fundeio.

A Salvage desenvolve plano de fundeio para embarcações e possui grande experiência no desenvolvimento de plano de fundeio para plataformas de petróleo e navios de carga.

Plano de Peação de Carga

A peação de cargas visa garantir a proteção de cargas marítimas. Através de diversos equipamentos, os materiais da carga são presos no porão ou convés do navio ou embarcação, fazendo com que eles não sofram danos ao longo da viagem, ficando estáveis e seguros.

A Salvage elabora e executa o plano de peação de cargas com pessoal experiente e material de qualidade. 

Plano de carga e descarga Roll-on / Roll-off

Roll on – Roll off significa rolar para dentro-Rolar para fora. Uma definição mais acurada seria navio de “carga rolante”, ou seja, aquela que embarca e desembarca do navio rolando, seja em cima de suas próprias rodas (ou lagartas), seja em cima de um equipamento específico para isso. 

A Salvage elabora o plano de carga e descarga Roll-on e Roll-off.

Plano de Atracação / Amarração

É um Plano que descreve o procedimento para atracação e amarração de uma embarcação. Normalmente tem como base alguma regra ou procedimento técnico. É um documento que em seu corpo descreve todo o planejamento da manobra, pessoal, embarcações que serão utilizadas, cabos, acessórios, local de atracação. Memórias de cálculo são desenvolvidas com base em dados da embarcação, clima e estado do mar no local de amarração e permanência.

A Salvage desenvolve plano de atracação e amarração para embarcações e possui grande experiência no desenvolvimento de plano de atracação e amarração para plataformas de petróleo e navios de carga.

Planos para legalização de obras marítimas

Qualquer obra realizada sob, sobre e às margens de Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), necessitam de um parecer da Autoridade Marítima, no que concerne ao ordenamento do espaço aquaviário e à segurança da navegação para a execução da obra.

Obras de dragagem, construção de Portos, Terminais, parques eólicos, cais, píer, lançamento de dutos, lançamento de cabos submarinos, instalação de sistema de ancoragem para plataformas (FPSO) etc, são exemplos de obras que a Salvage pode elaborar o projeto e preparar toda a documentação técnica necessária para obter o parecer.

Plano de Contingência e Emergência de operações marítimas

O principal objetivo de um plano de contingência e emergência é, mesmo em situações adversas, garantir a segurança da operação dos colaboradores e minimizar os danos ao meio ambiente causados por possíveis acidentes.

A equipe Salvage elabora o plano de contingência e emergência, coordena as ações em campo e pode apoiar com embarcações, pessoal e material as operações marítimas e fluviais.